terça-feira, 8 de agosto de 2023

Dear John

 


Querido bebé J.D., 


Ao contrário do que aconteceu com a tua irmã, escrevo-te depois de te ter tido.

O nosso corpo muda, a nossa cabeça muda, mas tu, como segundo filho, amplias e acrescentas.
Se de alguma forma a V. veio ensinar-me a ser mãe, a ideia que tenho muito clara de ti na minha cabeça é que tu vieste para viver a tua vida entusiasticamente, e pelo meio, dar-me a enorme oportunidade de amar melhor, uma espécie de amor pacificado, bom e longuíssimo: os filhos trazem-nos uma eternidade de pés descalços que andam em frente.

Nasceste no dia em que o Papa aterrou em Portugal para um mega evento chamado Jornadas Mundiais da Juventude; as "navegadoras" perderam contra os EUA mas quase lhes deram um baile.
E tu vieste.

O teu parto foi hilariante, para não dizer extraordinário.
Ali estávamos com uma playlist de musicas a tocar que eu queria ouvir enquanto te paria e tu vieste no meio de uma música inusitada que sempre me faz sorrir quando oiço. Chama-se "Eu sou do Roque" e é de um músico muito peculiar chamado Marco Rodrigues . Tu decidiste nascer na parte que diz:

"Eu sou do roque
Não te deixes enganar pelo meu fato de gala

Cá dentro há uma alma inquietaQue está sempre à espreitaPelo "mosh" nesta sala
Eu sou do roqueE vou mostrar a todos o roque que o fado tem!Sou todo xutosSou rastilho para os putosQue anseiam pela festaSou guitarras! Sou Cobain

A médica anestesista tinha ar de quem queria dançar quando a música tocou e o eco deste trecho soou por todo o bloco de partos. Foi bonito, sabes? e especial, e diferente. Até eu me ri no meio daquela overdose de meds que nos dão para parir, uma espécie de rush de drogas que nos percorrem o corpo.

Querido João, a mãe desejará sempre que saibas ser inquieto. Não aceites sem questionar, faz moshes nos concertos, aproveita a tua vida até não conseguires mais. Viaja, enche os olhos de histórias escritas em livros e sê livre até que, de alguma forma, o amor te toque e tu encontres o teu lugar no mundo.
Não te esqueças, por favor, que o amor vale sempre a pena.
Usa fato de gala e tenis. Aprender a apreciar as pessoas nas suas diferenças e não desistas nunca dos teus sonhos. 
Tem sonhos grandes, meu querido bebé, tem sonhos que te levem ao céu e não desistas deles até achares que já não são para ti.

A vida na terra não tem garantias e tem pressa.

Le coeur de maman c´est toi toujours.


1 comentário:

Do regresso

  porque eu já não sei escrever. -as minhas unhas, os meus dedos, a minha boca já não sabem escrever.   já não sei escrever. -os meus olhos,...